Nossos Projetos

Juntos, fazemos toda a diferença!

Vivendo Valores em Educação

É um projeto que desenvolvemos, porque amar e se comunicar, ficou quase impossível para os homens. Só a fraternidade poderá uni-los.

Assim nos concentramos em reafirmar a fé na dignidade e valor da pessoa humana, porque uma pessoa que realmente entende o seu próprio valor inerente e respeita o dos outros, saber que o valor não é algo concedido por fontes externas, mas antes oriundos de uma fonte universal e eterna.
Nossa intenção é que cada indivíduo e a coletividade encontrem um caminho através de um processo de aprendizagem e do exercício consciente da escolha.

Em um momento de crise, chegamos a um ponto onde reconhecemos a necessidade de valores.
Uma criança órfã sente-se insegura e indesejada. Alguém sem uma vida de valores sente-se igual.
Os valores são nossos “pais”. Uma sensação de segurança e conforto surge através dos valores que orientam nossas vidas.

Os valores são tesouros da vida, uma vida preenchida com valores é uma vida com autorrespeito e dignidade.

Os valores promovem a independência e a liberdade. Expande a capacidade de sermos autossuficientes e nos liberam de influências externas.

Para execução desse projeto, contamos com treinamento e capacitações fornecidos pela ONG Bhrama Kumaris, com materiais da fundação Peirópolis através do programa Educação em Valores.

Além do material e da capacitação, é trabalhado diariamente com os alunos algo que suscite a reflexão do aluno, crianças e adolescentes, acerca dos assuntos, promovendo debates, trabalhos e oficinas voltadas para o desenvolvimento dos valores.

Horticultura e Pomar

Fazendo o diagnóstico da situação dos alimentos no Brasil, podemos observar alguns problemas que afetam a sociedade brasileira em pontos diferentes. São eles:

Desperdício falta de informação nas escolas sobre a questão dos transgênicos, contaminação por agrotóxicos, falta de vigilância sanitária, falta de alimentos nas regiões pobres, má distribuição de renda, ausência de hortas comunitárias e escolares, merenda escola inadequada, desperdício, falta de conscientização dos comerciantes em relação à venda e à conservação dos produtos, pouca mobilização dos jovens e falta de integração da comunidade.

Queremos, com este projeto, Tornar a escola um espaço de mobilização e conscientização para um desenvolvimento sustentável.
Cuidar das relações que estabelecem com a natureza e com o lugar onde vivem.
Tornar o plantio, cultivo e cuidados com os vegetais numa prática educativa integrada, contínua e permanente. Instaurar uma ética ecológica.

Desenvolvemos as seguintes atividades com os alunos:

Cantinho do saber e saúde onde serão plantadas:

Cebolinhas, salsinha, orégano, hortelã e puejo.

• Cuidados no plantar,
  • Cuidados no cuidar,
  • Cuidado com as árvores.
  • Colheita
  • Hora da cozinha (as crianças farão a merenda com os próprios legumes)
  • Hora da fruta (as crianças colhem as suas frutas e comem)
  • Hora do suco (com as próprias frutas as crianças fazem suco)
  • Hora da conscientização (roda de conversa onde é levantado todo o problema da escassez de alimentos no mundo, o desperdício, a falta de cuidado do homem para com a natureza).

Todos Juntos Sem Preconceito - A inclusão que dá certo

Considerando a Conferência Mundial em Educação Especial organizada pelo Governo da Espanha em cooperação com a UNESCO que culminou com a Declaração de Salamanca (Junho de 2004) que direcionou princípios, política e prática em Educação Especial.

Considerando os “Procedimentos, Padrões na Equalização de Oportunidades para pessoas Portadoras de Deficiência ” e considerando que “Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças ” e que na escola inclusiva, professores e alunos aprendem uma lição que é respeitar as diferenças.

Finalmente considerando que esse é o primeiro passo para construir uma sociedade mais justa.
Partindo dessas considerações, compreendemos e entendemos a responsabilidade que temos nesse processo de equidade e igualdade, portanto, “Todos juntos sem preconceito ” se propõe a incluir e integrar, numa inclusão que dá certo.

Pretendemos incluir e integrar o aluno especial no meio escolar, aumentando sua autoestima, trabalhando com uma pedagogia centrada não apenas na criança, mas sim em vídeos sobre como todos tem a oportunidade de aprender, capacitação dos professores, utilizando-se de materiais motivadores e geradores de entusiasmo.

Todos Contra o Bullying

Um projeto que coloca em destaque a relações humanas e sociais, que nos traz a certeza de que o essencial é a vida, o amor e que a nossa presença no mundo só adquire valor na medida.
Em que lutamos pelos ideais de fraternidade e justiça, mantendo a fé e a esperança em dias melhores, mostrando que a crença no ser humano e nas suas possibilidades é fundamental para superar qualquer crise, pois sozinhos não construiremos um mundo melhor. Todos nós somos responsáveis pelo bem-estar de todos.
Esse projeto fala do bullying  e da violência, práticas que precisam ser urgentemente banidas das escolas.

Trabalhamos com vídeos, textos, debates, livros, dentre os quais destacamos os seguintes:

Livros para leitura, reflexão e discussão:

• Eu no espelho (Regina Reno e Célia Reno)
  • Pisando na bola (Regina Reno e Célia Reno)
  • Por uma semente de paz (Ganymedes José)
  • Somos todos responsáveis (Pedro Bloch)

Textos para leitura:

Bullying - o autor - a vítima - os espectadores

Elaboração de um código de conduta pelos alunos
Premiação dos alunos com capacidades humanitárias mais evidentes
.

Nossos Parceiros